terça-feira, 6 de maio de 2014

Resenha - Adeus, China- Último bailarino de Mao

Resenha- Adeus, China- O último bailarino de Mao escrito por Li Cunxin e publicado pela Editora Fundamento.

O livro mostra profundamente a cultura do povo chinês e é exatamente por isso que o torna tão especial, os sentimentos expressos são tão verdadeiros que nós sentimos também as mesmas coisas. Conta a história de um menino filho de camponeses, tem 6 irmão, sua família é extremamente pobre, mas em sua infância não é mostrada a tristeza nem angústia e sim alegria, inocência, histórias de um menino camponês. Durante um bom tempo ele fica em casa e ajuda sua família com tarefas diárias, porém a partir de uma certa idade ele deve ir à escola o que para ele não fazia sentido já que quando terminasse de estudar iria ter que trabalhar na terra assim como seu pai.


" Acha que seus irmãos não gostariam de uma chance como essa? Não, eu não posso ir com você, mas o meu amor vai. Sempre vou amar você, de todo o coração. Sei que você tem sonhos secretos. Vá atrás deles. Transforme-os em realidade. E agora vá brincar com seus colegas."


O que faz sua história de vida mudar foi que em um dia normal de escola anunciaram que iriam ter testes para a Escola de Ballet de Mao e foram lá em sua sala escolher seus candidatos, por um momento de sorte ou destino ele foi escolhido. Fez os testes o melhor que pode já que era determinado e gostariam muito que ele passasse nos testes, passar significaria que ele iria viajar para Pequim e ter seus estudos pagos e uma opção de melhorar de vida e poder sair do país.

 Enfim, ele passa e viaja para a Escola, longe de seus pais ele será cuidado como um dos bailarinos de Mao tendo seu ensino e alimentação pagos pela China, desta forma ele se torna propriedade chinesa. Li Cunxin tenta se habituar em ficar longe da família e não ser tão pobre já que na escola ele pode comer o quanto quiser e dormir sozinho, sem falar nas aulas de Ballet em que a maioria dos passos eram em Francês deixando o pequeno camponês mais solitário e perdido que nunca, sentia muito a falta de seu povo.


" O que seus irmão mais valorizam é a vida que você conquistou. O seu sucesso lhes deu esperança, coragem, orgulho. Será a inspiração de que precisam para seguir adiante. Você não tem ideia do orgulho que nos faz sentir"



Era época do comunismo e várias coisas lhe eram proibidas como ler revistas e assistir tv. Li deu o seu máximo em todos o treino de Ballet e nesta parte do livro quem gosta de Ballet irá se apaixonar com certeza, pelo entusiasmo e riqueza de detalhes. Li Cunxin cresce dentro da escola de Ballet, podendo se comunicar com seus pais de vez em quando. Já rapaz, ele se desenvolveu no Ballet de tal forma que uma Companhia de Ballet americana chama-o para ensaiar com eles nos Estados Unidos, aí vem um grande problema... o comunismoXcapitalismo, será que Cunxin deve ir?  Nunca iria saber que um dia seria amigo do presidente e da primeira-dama , de astros do cinema e das pessoas mais influentes dos Estados Unidos. Seria uma estrela: o último bailarino de Mao, o queridinho do Ocidente.

" Esta é minha história. Aqui estão minhas recordações daqueles anos na China de Mao. É a história de minha família. É minha jornada, desde as lembranças mais remotas, passando pela descoberta da dança, até a vida no Ocidente. Os registros históricos podem ser outros, muita gente pode ter lembranças diferentes. Para mim, porém, os relatos são hoje tão verdadeiros como sempre foram. Neles estão os tesouros do meu coração."

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Fiquei bem surpresa com a resenha desse livro, que até então eu não tinha ouvido falar. Muito interessante a premissa do livro e a sua resenha, principalmente por explorar a cultura chinesa, que eu conheço tão pouco. Fiquei super curiosa para ler!
    Adorei, parabéns!
    Beijos, Bru
    www.sobrelivroseetc.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii tudo bem =D Muito Obrigada
      Pois é esse livro não é muito divulgado, na verdade nem me lembro de quando o consegui rs Mas é muito especial. Com certeza você vai adorar e ficar bem por dentro da cultura chinesa.
      Beijos, Carol.

      Excluir